Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro é comemorado no dia 23 de Abril desde 1966 por decisão da UNESCO. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

Pretende-se com esta iniciativa incentivar o gosto de todos os cidadãos pela leitura. Em todo o Mundo foram realizadas várias iniciativas com essa finalidade e destinada aos vários escalões etários. Por exemplo, em Portugal, a Fnac foi na última terça-feira celebrar o Dia Mundial do Livro na rua. Por todo o centro de Lisboa, dez ciclistas foram distribuir mais de dois mil livros pelas pessoas que estivessem de passagem pelas ruas da cidade.

E nós, como estamos enquanto leitores de livros? Lemos muito ou pouco? Como incentivar a leitura dos livros no meio de tantas "armas tecnológicas"? Confira com este video como está a leitura dos Portugueses:

Ler incentiva o cérebro,  estimula a criatividade, incita o senso crítico, aumenta o conhecimento, exercita a memória, alarga o vocabulário, reduz o stress, melhora a concentração. São só boas razões. Pense nas seguintes frases e decida-se pela leitura assídua de um bom livro:

Existem muitos e bons livros que todos nós deveríamos ler. Confira  aqui essa lista e ganhe coragem para os ler.

Pois eu já me decidi: vou começar a ler o livro "Chegar Novo A Velho", do escritor Manuel Pinto Coelho. Nunca é tarde para continuar...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *