Aldeia de Rexaldia

Rexaldia é uma aldeia com grande expansão habitacional, que pertence à freguesia de Chancelaria, no concelho de Torres Novas e Distrito de Santarém. O nome de Rexaldia terá como origem a passagem de um rei Mouro na aldeia, por isso chamaram-lhe Rex – al – dia, que significa “Aldeia do Rei”.

A capela da Rexaldia, povoado em expansão habitacional, foi construída em 1888 e é da evocação de Nossa Senhora da Conceição. Sofreu obras de ampliação em 1982, que alteraram um pouco da sua traça original.

Nos arredores da aldeia existe uma pequena gruta, localmente conhecida como “Buraca da Moura“, onde em camadas pouco profundas foram encontrados vestígios da época do Neolítico, ou ainda do Paleolítico Superior, mas também da ocupação romana e ainda das invasões francesas. Também é especial pela presença de um “Senhor da Serra“, à entrada da estrada de terra que faz ligação com as aldeias do Bairro e do Sobral na freguesia de Fátima, concelho de Ourém. A capela da Rexaldia, foi construída em 1888 e é da evocação de Nossa Senhora da Conceição. Sofreu obras de ampliação em 1982, que alteraram profundamente a sua traça original.

Um comentário em “Aldeia de Rexaldia”

  1. Acresce corrigir no texto que as aldeias de Bairro e Sobral pertencem a freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias e não há freguesia de Fatima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *