Decorreu com a solenidade habitual a Abertura Solene do Ano Académico 2024/25 da Universidade Sénior do Seixal.
Ao Fórum Municipal acorreram muitos professores, alunos e amigos, para em conjunto vivermos momentos de convívio, cultura, arte e boa disposição. Dignaram-se estar presentes representantes da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e movimentos associativos.
Toda a sessão foi orientada pela professora Amélia Costa que referiu os objetivos da Unisseixal que faz com que tantos saiam das suas rotinas habituais, para obter novas aprendizagens, conviverem e não ficarem em casa.
Os primeiros minutos foram preenchidos pelo Octeto de Instrumentos de Sopro da Banda da Armada, com apontamentos musicais muito sugestivos e a apelar à participação de todos.
Aplaudimos de pé esta atuação numa ovação bem merecida.
De seguida a professora Amélia Costa chamou ao palco para uso da palavra a magnífica reitora da Unisseixal a professora Mariana Mareco, o presidente da Casa do Educador do Seixal, professor Jaime Ribeiro, o presidente da Junta de Freguesia de Amora, Sr. Nelson Ramos em representação das Juntas de Freguesia do Concelho do Seixal e o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Dr. Paulo Silva.
As palavras que ouvimos de todos os oradores insistiram no reconhecimento da importância desta universidade, que cada ano que passa atinge mais população. Este ano, inscreveram-se até ao momento 1158 alunos, ultrapassando pela segunda vez consecutiva a barreira do milhar e tem 106 professores, 112 disciplinas e 159 turmas. Ouvimos elogios à direção da Unisseixal e, na alegria dos presentes sentimos o reconhecimento do muito que os voluntários vêm fazendo para manter de pé esta valência da Casa do Educador, tendo lembrado a Sra. Reitora professora Mariana Mareco que a oferta formativa, as atividades lúdicas, de convívio, de socialização, de participação na comunidade levaram a que em maio 2015 a UNISSEIXAL fosse considerada pela RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) uma “Universidade de Excelência” posicionando o concelho do Seixal na linha da frente da qualidade das universidades seniores, onde as pessoas criam laços de amizade. Um projeto estritamente inovador, um projeto de vida, para a vida, onde todos têm lugar.