O Dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro. Por norma, o Dia de Reis é celebrado já na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis.
É uma data comemorativa importante, mas não é feriado. Este dia é também conhecido como Festa da Epifania, que comemora a manifestação de Jesus aos homens como o Filho de Deus.
O Dia de Reis é uma celebração presente no calendário litúrgico da Igreja Católica, também conhecida como Solenidade da Epifania do Senhor e celebrada no dia 6 de janeiro. Essa festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses e é conhecida por celebrar a primeira manifestação de Jesus como messias.
A celebração do Dia de Reis encerra o período da Epifania, marcando o fim do ciclo natalino e o momento em que as decorações de Natal são desmontadas. Essa data comemorativa relembra os reis magos, que foram do Oriente, guiados por uma estrela, homenagear e prestar culto ao recém-nascido Jesus.
Para saber mais sobre o Dia de Reis clique aqui.
No dia 6 de janeiro celebra-se o Dia de Reis na Espanha, que no país é conhecido por Día de los Reyes Magos. Na cultura espanhola, o Dia de Reis é mais esperado que o dia de Natal, já que é nessa data que acontecem as reuniões familiares, as refeições em conjunto e a tradicional troca de presentes.
O Dia de Reis marca o final do período de comemorações católicas de Natal. Por isso, nesse dia também é costume desmontar a árvore, o presépio e guardar todas as decorações natalinas para o próximo ano.
Qual é o significado do Dia de Reis na Espanha?
Comemora-se o Dia de Reis na Espanha em honra da tradição cristã, quando se relembra a visita que os Reis Magos fizeram após o nascimento de Jesus.
A Bíblia conta que os Três Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar), que eram grandes sábios, viajaram por dias para conhecer e adorar o menino Jesus. Eles teriam chegado na madrugada do dia 5 para o dia 6 de janeiro – por isso a comemoração acontece nesta data. Como presentes para abençoar o recém-nascido, os Reis Magos levaram ouro, incenso e mirra.
Conta-se também que, para chegar até o local de nascimento de Jesus, os Três Reis Magos foram guiados por uma estrela-guia que os levou até a cidade de Belém, local onde Jesus nasceu. Quando chegaram, encontraram Jesus na manjedoura, como nos mostram as imagens dos famosos presépios de Natal.
Como se comemora o Dia de Reis na Espanha?
A comemoração do Dia de Reis é um dos momentos mais importantes das tradições da Espanha, ansiosamente aguardado. É um momento de celebração em família, que se caracteriza pelas comidas típicas e pelos desfiles (Cabalgata de Reyes) que acontecem por todo o país. As celebrações da data começam ainda na véspera, no dia 5 de janeiro.
Também é tradição que no dia 5 de janeiro as crianças escrevam cartas com pedidos de presentes aos Reis Magos. Ao contrário do que acontece em outros países, em que na época natalina as crianças enviam suas cartas ao Papai Noel, na Espanha as crianças enviam cartas aos Reis Magos.
A troca e abertura dos presentes acontece na manhã do dia 6 de janeiro, e serve para relembrar o momento em que os Reis Magos levaram seus presentes para Jesus.
Assim como acontece em muitos países, por ser uma data do calendário e da tradição católica, no Dia de Reis na Espanha celebram-se missas em homenagem aos Reis Magos.
Cabalgata de Reyes: o desfile do Dia de Reis.
Um dos momentos mais esperados da comemoração é a Cabalgata de Reyes, o tradicional desfile dessa data, que existe desde 1885. Essa comemoração acontece em muitos lugares, tanto nas cidades grandes, como nos povoados do interior do país.
A Cabalgata é importante e os espanhóis esperam por ela ansiosamente. Muitos saem às ruas para acompanhar o cortejo do desfile – que costuma acontecer na tarde do dia 5 de janeiro. Pessoas vestidas como os Reis Magos participam da Cabalgata a cavalo ou em carros alegóricos bem decorados. O cortejo é muito festivo e o espetáculo conta com luzes e canções natalinas tradicionais.
Também é tradição que durante o desfile sejam distribuídos doces e guloseimas para as crianças, que já chegam à Cabalgata carregando um saquinho para recolher os doces e levar para casa.
Como o texto é muito o que se faz é seleciona-se uma parte e colocar-se uma frase com o link do site…vai ver o que eu fiz e enviei para o signal.
Mas estás de parabéns pelo menos apresentas um artigo feito e a memória ajuda a não esquecer 👏👍
Força, Cajó, devagar se vai ao longe. Boas soluções técnicas para o conjunto. Abraço do António Henriques